Banco de Leite Humano de Maracanaú oferece acompanhamento nutricional

No momento, você está visualizando Banco de Leite Humano de Maracanaú oferece acompanhamento nutricional
Foto: Felipe Araújo
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura
O Banco de Leite Humano de Maracanaú oferece acompanhamento nutricional para bebês em introdução à alimentação complementar, após o 6.⁠º mês de vida, e para as mamães doadoras. O leite materno é o primeiro e mais completo alimento do bebê, garantindo nutrição, proteção e vínculo afetivo. Além de ser um ato de amor, a amamentação é fundamental para a saúde do recém-nascido, representando um elo vital entre a mãe e o bebê, notadamente até o sexto mês de vida, podendo ser prorrogada até o segundo ano.
Com o compromisso de oferecer um suporte qualificado às mamães doadoras, o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda disponibiliza acompanhamento nutricional gratuito ao binômio mãe-bebê. O serviço fortalece as mães no esclarecimento de dúvidas sobre a amamentação exclusiva e não exclusiva, introdução à alimentação complementar, extração do leite e armazenamento do leite materno. O serviço acompanha a distribuição das dietas aos recém-nascidos internados na Unidade Neonatal.
Acolhimento humanizado — Ao chegar no Banco de Leite Humano de Maracanaú, a mãe passa por uma breve entrevista, realizada pela equipe de enfermagem, sendo essencial para personalizar o atendimento. São coletadas informações como nome completo, endereço, idade, escolaridade, histórico gestacional, local de nascimento do bebê, número de filhos, consultas pré-natais e exames laboratoriais realizados e possíveis dificuldades na amamentação. A partir dessas informações, a equipe define a melhor abordagem para garantir um suporte eficaz. Em seguimento, o binômio, mãe-bebê, é encaminhado ao atendimento médico, do Banco de Leite Humano, permanecendo até a alta da mãe. Quando necessário. Contamos com uma sala de apoio à amamentação, do tipo “portas-abertas”, que atende no horário de funcionamento do Banco de Leite a qualquer mãe com dificuldade no ato de amamentar.
Doação: um gesto que salva-vidas — O Banco de Leite Humano de Maracanaú também arrecada frascos de vidro com tampa plástica, fundamentais para o armazenamento seguro do leite doado. A iniciativa visa fortalecer a estrutura do serviço, promover o aleitamento materno e conscientizar as mães sobre a importância desse gesto. Quem desejar contribuir pode entregar os frascos diretamente na unidade ou no posto de saúde mais próximo, informando que a doação dos frascos deverá ser encaminhada ao Banco de Leite Humano.
Doar leite materno é um ato de solidariedade fundamental, que salva vidas e proporciona um impacto profundo na saúde infantil. As mamães interessadas em doar leite materno podem entrar em contato com o Banco de Leite, que se encarregará da coleta do material, após avaliação médica e da equipe de enfermagem.
Saiba mais — O Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda está localizado na Rua João Alencar, S/N, Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, seguindo todas as normas de segurança e saúde estabelecidas pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Saúde. Para mais informações, entre em contato pelos telefones: (85) 3521-5545 / (85) 3521-5500. O equipamento é um exemplo de excelência no cuidado à saúde materno infantil, proporcionando um suporte fundamental para o binômio mãe–recém-nascido, sendo um pilar de cuidado, solidariedade e saúde pública.