A Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – Caps, realizou na tarde de ontem, 10, o dia “D” com uma caminhada do setembro Amarelo com o tema: “Vida: nosso maior troféu”. A mobilização saiu da Praça do CDL até a Praça da Estação, passando pelo Calçadão e Shopping de Maracanaú, com faixas, panfletos e carro de som.
A campanha tem como objetivo promover eventos que abram espaços para debates sobre a problemática do suicídio, desconstruindo tabus e preconceitos acerca do tema, divulgando a importância da valorização da vida, mesmo frente as adversidades e dificuldades.
Segundo o Secretário da Saúde do Município, Torcápio Vieira, a iniciativa é importante para a sociedade. “A caminhada desperta a sensibilidade sobre a importância da vida. Precisamos ouvir. Nós nos envolvemos nesse momento e sensibilizamos as pessoas. Parabéns a todos!”, afirma o secretário.
É um problema de saúde pública que tem crescido de forma alarmante em todo o mundo. Especificamente em Maracanaú tem atingido todas as faixas etárias e classes sociais, principalmente dos jovens. Em Maracanaú, o Setembro Amarelo é trabalhado em diversos equipamentos da Saúde e de outros setores, buscando sensibilizar a sociedade civil no geral.
Saiba mais – A Campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e ao longo dos anos ganhou visibilidade nacional e internacional, tendo a participação de vários órgãos e instituições. (Bruna Morais)