Caps Infantil realiza ação em parceria com o CEO Municipal

Você está visualizando atualmente Caps Infantil realiza ação em parceria com o CEO Municipal
Foto: Janderson Lima
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

O Centro de Atenção Psicossocial – Caps Infantil, em parceria com Centro de Especialidades Odontológicas – CEO Municipal, realizou na última quinta-feira, 13/04, uma ação de saúde bucal voltada para crianças autistas, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último dia 02 de abril.

Na ocasião, as crianças aprenderam com a equipe do CEO, as técnicas corretas de escovação e receberam kits com escova de dente, pasta e fio dental para manterem os bons hábitos em casa. Além disso, as mães foram orientadas sobre o funcionamento e os serviços oferecidos pelo local Centro.

Para a coordenadora do Caps Infantil, Karine Freitas, a parceria entre os dois equipamentos de saúde trará além de benefícios, agilidade no encaminhamento dos pacientes. “90% das crianças com algum transtorno como o autismo, apresentam problemas bucais. Foi a primeira vez que recebemos a equipe do CEO aqui e estamos muito felizes com a parceria. Agora, as crianças, caso precisem, são encaminhadas diretamente do Caps para o CEO e assim realizarão os procedimentos odontológicos necessários com uma equipe especializada”.

Saiba mais – O Caps Infantil é um serviço especializado de saúde mental, realizando um trabalho voltado para crianças e adolescentes do município de Maracanaú que têm transtorno mental moderado à grave. Entre elas estão autistas, pessoas com TDAH, TOD, esquizofrenia e retardo mental grave. Essas crianças e adolescentes são atendidas por uma equipe multiprofissional formada por médico, psiquiatra, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicopedagogo e arte educadora. O Caps Infantil é um serviço aberto que trabalha o protagonismo infantojuvenil com estímulos, convivência e integração da família, sempre de forma humanizada.