Casais maracanauenses oficializam união civil no São João de Maracanaú 2024

Foto: Rafael Dourado

A cidade cenográfica do São João de Maracanaú foi o palco de uma verdadeira celebração de amor no último domingo, 16 de junho. Com muita emoção e felicidade, 40 casais maracanauenses, inscritos no Cadastro Único, oficializaram a união civil em cerimônia realizada pela Prefeitura de Maracanaú.

O casal de socorristas, Edvânia Rattes e Carlos Rattes, não escondeu a felicidade em fazer parte da cerimônia. “Quando soubemos da oportunidade, fomos ao Cras para se inscrever e, hoje, estamos muito felizes em casar e a cerimônia ainda ser no Maior São João do Planeta. Em 2023 trabalhamos aqui no evento e vimos os casais do ano passado realizarem esse sonho, este ano está sendo a nossa vez”, declarou a noiva.

Segundo a coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc, Josabete Cacau, a viabilização do processo matrimonial de união civil de maneira gratuita para os noivos é previsto na política de assistência social como um benefício eventual. “Esses casais que estão realizando esse sonho hoje são pessoas inscritas no Cadastro Único com endereço atualizado aqui no município. Então, são casais acompanhados pelos nossos Cras, e estão usufruindo desse benefício eventual. Neste 2024, nós reunimos esses 40 casais de Maracanaú para oficializar essa união no nosso São João, sendo a grande festa do nosso município”, explicou.

A celebração dos casamentos foi conduzida pela Juíza titular da 2ª Vara de Família da comarca de Maracanaú, Neiliane Ribeiro de Alencar. A noite especial contou também com atração musical do cover do Roberto Carlos para o público presente.

Por meio de parceira social com empresas, todos os casais foram agraciados com diversos mimos e presentes, entre eles, cama box da Ortobom e puderam ainda concorrer ao sorteio de geladeiras do Projeto Troca de Geladeira, da Enel.

A cerimônia do casamento civil coletivo foi acompanhada massivamente pelo público visitante da cidade cenográfica do São João de Maracanaú, familiares e testemunhas dos noivos, além de ter sido prestigiada por diversas autoridades do estado, do município, representantes de diversas secretarias, equipamentos como os Cras e diversos parceiros.

O evento, que já virou uma tradição junina no município, trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc.