Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, o Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú – CIRM, em parceria com a Associação Fortaleza Down e Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil – APABB, realizaram uma ação no último sábado, 25, durante a partida entre o time do Ceará Sporting Club e o Uniclinic.
No inicio do jogo as crianças com Down entraram em campo com os atletas do seu time do coração, em um ato nobre de conscientização da sociedade. A ação buscou mostrar que a inclusão social é fundamental na vida de qualquer ser humano. O coordenador do CIRM, Júnior Araújo, destacou a importância do evento na luta contra o preconceito. “É louvável que os grandes clubes cearenses oportunizem estes momentos especiais para estas crianças e jovens, mostrando que eles também podem fazer parte daquilo, isso mostra uma nova visão sobre a sociedade, na luta contra o preconceito e na conquista dos seus direitos. Um ato tão simples como esse gera um momento de alegria, inclusão e satisfação para eles e todos seus familiares”, afirma Júnior. A ação contou com o apoio do Ceará Sporting Club e a Federação Cearense de Futebol (FCF).
Saiba mais: Síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, total ou parcialmente. Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que a descreveu em 1862. É caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Costuma ser identificada no nascimento. (Sabrina Vieira)