Centro POP realiza Semana em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua

Você está visualizando atualmente Centro POP realiza Semana em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP, realizou, de 17 a 20 de agosto, a Semana em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua de Maracanaú. A programação contou com Exposição de Fotografias “Um olhar no mundo”, organizada a partir de registros fotográficos dos usuários do Centro POP. As fotografias foram expostas no equipamento, no Restaurante Popular e na Secretaria Municipal de Educação.

A semana foi encerrada com o “Diálogo sobre a Política para a População em Situação de Rua”, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O evento reuniu pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro POP, profissionais da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e representante do Poder Legislativo Municipal. Na ocasião, foi apresentada a pesquisa de mestrado “Fenômeno População em Situação de Rua à luz da Questão Social: percursos, vivências e estratégias de Maracanaú”, produzida pela coordenadora do Centro POP, Régia Prado.

As atividades fazem parte do Dia Nacional de Luta da População de Rua, 19 de agosto. A data recorda o massacre ocorrido, de 19 a 22 de agosto de 2004, na Igreja da Sé em São Paulo, onde 15 pessoas foram atacadas e mortas enquanto dormiam nas ruas no Centro da Cidade. Onze anos depois, a violência continua sendo uma das principais vulnerabilidades da população em situação de rua no Brasil.

Saiba Mais – O Centro POP de Maracanaú está localizado na Rua Manoel Pereira, nº 90 – Centro. Oferece serviços de atendimento e abordagem, banho, lavanderia, café da manhã e armário para guarda de pertences pessoais. Realiza atividades socioeducativas: Cine Pop, Tecendo Ideias, Café & Cultura, atividades Coletivas, “Sextas livres – Vamos Jogar?”, Curta Meio Ambiente e exposições. (Alessandra Silva)