Cirm participa de ações em homenagem ao Dia Internacional de Conscientização do Autismo

Você está visualizando atualmente Cirm participa de ações em homenagem ao Dia Internacional de Conscientização do Autismo

O Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú – Cirm participou nesse fim de semana, 6 e 7 de abril, de ações em alusão ao Dia Internacional de Conscientização do Autismo. No sábado, 6, familiares, usuários, profissionais e amigos estiveram na Praça da Estação, onde foi promovido uma ação de conscientização do autismo. À tarde, usuários do Cirm e da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade – ApAbb CE, entraram em campo na abertura do Jogo do Ceará Sporting Club, no Castelão.

No domingo, 7, foi realizada uma caminhada para promover a conscientização sobre o autismo, que reuniu famílias com seus filhos, instituições que apoiam a causa, professores e profissionais da saúde, na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza. O evento, organizado pela Associação Pintando o Sete, foi aberto ao público e contou com a participação especial do intérprete da Escola de Samba União da Ilha do Governador, Ito Melodia, que transformou a luta das famílias que tem filhos com autismo em uma linda melodia, que se tornou um verdadeiro hino para os autistas, a canção “Sou um artista de um mundo solidário”.

As ações foram em alusão ao dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo e visam alertar à população com relação ao autismo, considerando-o como um transtorno de desenvolvimento, definido por alterações presentes desde idade muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, caracterizados por prejuízos em três grandes áreas do desenvolvimento: comunicação, interação social e de comportamento, bem como as manifestações do transtorno, que variam muito, e independentemente do grau/severidade e comprometimento da criança, o diagnóstico deve ser realizado de forma precoce para início do tratamento terapêutico. (Bruna Morais)