Cirm participa dos Jogos Estaduais de Natação e Atletismo

Você está visualizando atualmente Cirm participa dos Jogos Estaduais de Natação e Atletismo

O Centro de Formação Olímpica (CFO) em Fortaleza, recebeu nesta terça-feira (31), as Olimpíadas Especiais Ceará – Jogos Estaduais de Natação e Atletismo. No total foram convocados 60 atletas de várias instituições do estado, dentre eles atletas do CIRM – Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú, que foram destaques na etapa estadual.
Durante a solenidade de abertura com as delegações, o secretário do Esporte do Estado, Euler Barbosa, enfatizou o compromisso dessa gestão com a questão da inclusão “O Centro de Formação Olímpica é um equipamento extraordinário. A estrutura recebe desportistas de ponta, de alto rendimento, mas ninguém tão especial quanto esses atletas. O CFO é a casa da inclusão. O complexo esportivo foi desenhado para receber esportistas de nível olímpico, contudo, o Governo do Estado do Ceará, através do governador Camilo Santana, incumbiu o CT de cumprir seu papel inclusivo. Isto é, esporte para todos. Estamos formando atletas e esses alunos fazem parte dessa formação também”, garantiu.


“Foram realizados diversos torneios locais, onde foram captados vários campeões estaduais das modalidades de atletismo e natação, e hoje eles disputaram a etapa classificatória, onde os atletas campeões serão sorteados para a etapa nacional. Ficamos gratos com a parceria da Secretaria do Esporte em nome do secretário Euler Barbosa. As olimpíadas especiais vieram para oportunizar e democratizar o esporte para pessoa com deficiência intelectual”, disse o assessor e organizador do evento e Coordenador do CIRM Maracanaú, Demógenes Araújo Jr.
Os atletas classificados nos Jogos serão sorteados para a Etapa Nacional de Natação e Atletismo que acontece em março de 2018.


Olimpíadas Especiais Brasil
As Olimpíadas Especiais (Special Olympics) é um evento esportivo que atua como instrumento de inserção e integração social para pessoas com Síndrome de Down, Autismo e outras deficiências intelectuais. Sendo uma entidade sem fins lucrativos, ela é representada no Brasil pela Fundação Special Olympics Brasil – Promoção de Esportes.