CLM abre inscrições para 544 vagas dos cursos de Inglês, Espanhol e Libras

Você está visualizando atualmente CLM abre inscrições para 544 vagas dos cursos de Inglês, Espanhol e Libras
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Educação
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura

O Centro de Línguas de Maracanaú – CLM abriu, nesta segunda-feira, 14 de dezembro, inscrições para o processo seletivo de 544 vagas distribuídas nos cursos de Inglês, Espanhol e Libras para o semestre 2021.1. As inscrições acontecem, exclusivamente, pelo endereço eletrônico: www.maracanau.ce.gov.br, seguindo abertas até 21 de dezembro, às 23h59h. Esta seleção terá as provas realizadas online devido às medidas de distanciamento social resultantes do combate à contaminação por Covid-19.

As vagas destinadas aos cursos serão preenchidas mediante realização de processo seletivo, em uma única etapa de prova escrita e objetiva. O candidato ao curso de Libras com deficiência auditiva não fará a prova escrita e deverá apresentar documentação comprobatória conforme edital nº 01/2020. No formulário de inscrição, haverá uma declaração por meio da qual o candidato afirmará que conhece todas as prescrições do presente instrumento, sujeita-se a elas e preenche todos os requisitos exigidos neste edital.

O candidato que necessitar de atendimento especial deverá solicitá-lo no ato de sua inscrição, mediante entrega em formato PDF do laudo médico com indicação da deficiência e com especificação de suas necessidades quanto ao atendimento personalizado. A solicitação de atendimento especial será atendida, segundo critério de legalidade, viabilidade e razoabilidade, respeitando-se data e horário das provas afixados neste edital.

Entre os critérios para participar dos cursos diurnos de Inglês e Espanhol, o candidato deverá, no ato da matrícula, estar cursando ou ter concluído, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental; estar regularmente matriculado em uma escola de ensino fundamental ou médio das redes de ensino municipal, estadual ou privada de Maracanaú.

Para concorrer às vagas noturnas de Inglês e Espanhol, o candidato deverá obedecer a, pelo menos, uma das seguintes condições, no ato da matrícula: ser professor da rede de ensino municipal, estadual ou privada de Maracanaú; ser funcionário público ou de empresa privada do município e cursar ou ter concluído, no mínimo, o ensino médio; ser residente em Maracanaú ter concluído, no mínimo, o ensino fundamental e idade mínima de 15 anos; estar regularmente matriculado em uma escola de ensino médio das redes de ensino municipal, estadual ou privada de Maracanaú; cursar ou ter concluído, no mínimo, o ensino médio; ser residente em Maracanaú, ter concluído, no mínimo, o ensino fundamental e idade mínima de 15 anos; Estar regularmente matriculado em uma escola ensino médio da rede de ensino pública ou privada de Maracanaú e idade mínima de 15 anos.

Para concorrer na seleção para o curso de Libras, o candidato, no ato da matrícula, deve estar cursando, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental e preencher, pelo menos, uma das seguintes condições: estar regularmente matriculado em uma escola de ensino fundamental ou médio da rede de ensino pública ou privada de Maracanaú; ser professor da rede de ensino pública ou privada de Maracanaú; ser funcionário público ou de empresa privada de Maracanaú; ter idade mínima de 15 anos para estudar no turno da noite; ser deficiente auditivo residente em Maracanaú; ser residente em Maracanaú.

No dia 06 de janeiro de 2021, o candidato inscrito deverá acessar o endereço eletrônico www.maracanau.ce.com.br para verificar a lista de inscrições confirmadas para a seleção. A prova de seleção para os candidatos aos cursos de Inglês, Espanhol e Libras será realizada online no dia 10 de janeiro de 2021, conforme a distribuição e horários seguintes: Níveis I e II – 9h às 11h; Nível III – 14h às 16h. No dia 10 de janeiro de 2021, o candidato deverá estar preparado para a prova com antecedência de 30 minutos do horário previsto para o seu início. O aparelho celular ou computador que será usado deverá estar conectado à internet, acessando o endereço eletrônico www.maracanau.ce.gov.br.

A divulgação do gabarito e das provas será no dia 13 de janeiro de 2021, no endereço eletrônico www.maracanau.ce.gov.br. A classificação dos candidatos aos cursos de Inglês, Espanhol e Libras será feita obedecendo à ordem decrescente da nota final, à opção de curso, turno e turma feitos no ato da inscrição. A relação dos candidatos deficientes auditivos ao curso de Libras será feita obedecendo rigorosamente à opção de turma e turno feitos no ato da inscrição.

Os candidatos aprovados dentro do número de vagas entregarão a documentação exigida no edital nº 01/2020 para análise e matrícula nos dias 14 e 15 de janeiro de 2021 até às 23h59, no endereço eletrônico www.maracanau.ce.gov.br. A lista final de aprovados com matrícula deferida será divulgada a partir das 17h do dia 22 de janeiro de 2021 no endereço eletrônico www.maracanau.ce.gov.br. A matrícula dos candidatos classificáveis aos cursos de Inglês, Espanhol e Libras será nos dias 26 e 27 de janeiro de 2021 até às 23h59. (Bruna Marques)

Saiba mais: Serão ofertadas no total de 544 vagas. Sendo 320 vagas para o curso diurno de Inglês, 48 vagas para o noturno de Inglês, 64 para o diurno de Espanhol, 48 para o noturno de Espanhol e 64 vagas para o curso de Libras.

Inscrições: https://sge.maracanau.ce.gov.br/clm/inscricao