Visando capacitar as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) de Maracanaú sobre o processo de inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social, o CMAS, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc, promoveu na última segunda-feira, 27 de maio, uma capacitação. A atividade aconteceu na Uninassau Maracanaú.
Diante da necessidade legal de fortalecer e qualificar o trabalho social desenvolvido pelas entidades socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social — SUAS, o intuito da capacitação foi qualificar e dar ênfase ao conhecimento dos representantes das Organizações da Sociedade Civil para melhor atender as necessidades dos usuários da política de Assistência Social e garantia dos direitos sociais.
Com a palestra dos facilitadores: Elizângela Nunes, Yuri Ramos e Leiriane Araújo, membros do CMAS, foram abordados com o público presente: os conceitos básicos da Assistência Social, o papel das OSC’s nesse setor, bem como apresentado o regimento interno do Conselho.
Além de membros atuais do CMAS, estiveram presentes na capacitação, a presidente e o vice-presidente do CMAS, Elisangela Fernandes, Hélio Tavares, respectivamente, a secretária executiva da Sasc, Glauciane Olivieira, e demais representantes da Secretaria de Assistência Social.
Sobre o CMAS — O Conselho Municipal de Assistência Social é um órgão de defesa dos direitos humanos e de promoção e controle das políticas públicas. As atribuições e competências desse são relacionadas à orientação, acompanhamento e controle da política municipal de assistência social.