Você está visualizando atualmente CMHIS define calendário de comparecimento e atendimento das famílias sorteadas para o Orgulho do Ceará II

O Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social – CMHIS, órgão de controle social da política habitacional composto por representantes do poder público e da sociedade civil organizada, reuniu-se no último dia 22 de março e deliberou sobre o calendário de atendimento das famílias sorteadas para o Residencial Orgulho do Ceará II, no âmbito do PMCMV – faixa 01 e o procedimento de substituição das famílias que estão no cadastro de reserva.

No dia 22 de janeiro deste ano, a Coordenadoria de Habitação da Secretaria de Infraestrutura – Seinfra, realizou sorteio para contemplar 1.048 famílias para o Residencial Orgulho do Ceará II, bem como sorteou o cadastro de reserva de acordo com o que dispõe a Portaria nº 163/2016 do Ministério das Cidades.

Até o momento aproximadamente 800 famílias compareceram na Coordenadoria de Habitação para apresentação da documentação necessária e atualização cadastral, garantindo sua continuidade no processo seletivo. Ocorre que, apesar da ampla divulgação e mobilização sobre a realização do sorteio e das diversas tentativas da Coordenadoria de Habitação em manter o contato com as famílias sorteadas, 255 famílias ainda não compareceram para garantir seu atendimento.

Considerando o encerramento do prazo para comparecimento da Coordenadoria de Habitação, qual seja, dia 20 de abril de 2018, bem como a necessidade de encaminhar a todas as 1.048 famílias para atendimento neste empreendimento, o CMHIS deliberou pela convocação dos beneficiários sorteados como titulares para comparecimento até às 11 horas do dia 20 de abril de 2018, sob pena de substituição caso não haja o referido comparecimento. As famílias sorteadas para o Cadastro de Reserva também estão sendo mobilizadas, através dos equipamentos da Assistência Social (Cras, Creas e Centro Pop), das Unidades Básicas de Saúde e Agentes Comunitárias de Saúde e pelas Escolas Municipais para tomarem ciência do sorteio e dos prazos de comparecimento.

A ideia da Coordenadoria de Habitação em mobilizar, por meio dos diversos equipamento públicos é de informar a todos os sorteados sobre o resultado do sorteio realizado no dia 22 de janeiro e garantir que nenhum beneficiário sorteado seja prejudicado. A Coordenadoria de Habitação informa ainda, que seu principal meio de contato é através de ligações originadas de número sem identificação, portanto, orienta que os usuários atendam telefones sem identificação.

O secretário Executivo do Conselho Municipal de Habitação, Andrerson Rafael, alerta para a importância das famílias manterem seus cadastros atualizados, especialmente telefone de contato, nosso principal meio de contato, e endereço. De acordo com o secretário Executivo, a Coordenadoria de Habitação tentou manter contato com todos os 1.048 selecionados pelo Município, sendo que cerca de 30% dos telefones estão desatualizados, impossibilitando o contato com a família beneficiária. Outros impedimentos no atendimento estão relacionadas a alteração de situação de estado civil dos beneficiários, também vinculados a não atualização cadastral. Por fim, lembra que é de inteira responsabilidade do usuário a atualização cadastral. Mais informações pelo telefone: 3521-6541.

Saiba mais – O PMCMV faixa 01 foi criado pelo Governo Federal e atende as famílias cadastradas pelas prefeituras. Em Maracanaú, quem realiza o cadastro e seleção é a Coordenadoria de Habitação da Seinfra, que fica localizada na Avenida III, nº 268 altos (em frente ao Corpo de Bombeiros), bairro Jereissati I. O Residencial Orgulho do Ceará II atenderá 2.096 famílias baixa renda, sendo que 1.048 serão indicadas pelo município de Maracanaú e 1.048 pelo Governo do Estado do Ceará.

Lista de documentos: