Você está visualizando atualmente Combate ao Coronavírus: Prefeito Roberto Pessoa participa de reunião com prefeitos da Região Metropolitana e Governador

O prefeito Roberto Pessoa participou hoje, 19, de reunião virtual com prefeitos de 44 municípios da macrorregião de Fortaleza e o governador Camilo Santana. O objetivo foi analisar o quadro atual da pandemia de Coronavírus, a vacinação contra o Covid-19 e debater ações conjuntas para o combate à pandemia. Hoje, 173 dos 184 municípios cearenses, ou seja, 94% do total, estão em nível de alerta altíssimo de transmissão do Covid-19 – situação mais grave.

Durante o encontro online, que teve apoio da Associação dos Prefeitos do Ceará – Aprece, foi destacado o empenho da Prefeituras e do Estado em ampliar os leitos para Coronavírus. Também estratégias para compra direta de vacina e a questão do abastecimento de oxigênio em todo Estado.

A Gestão Municipal Roberto Pessoa ampliou para 50 o número de leitos para Coronavírus no Hospital Municipal, sendo 10 de UTI e 40 clínicos. Em breve, mais 30 serão inaugurados na unidade hospitalar. A Prefeitura conta com oxigênio mais que suficiente para atender os pacientes em tratamento contra o Coronavírus, com estoque mensal de 27 mil m3. Roberto Pessoa também já assinou vários protocolos para garantir que a Prefeitura faça a compra direta das vacinas.

No encontro online, o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins (Dr. Cabeto), apresentou um panorama geral na atual situação da Covid-19 no Ceará, detalhando taxas de incidência e mortalidade da doença na região, aumento de tempo médio de internação, prospecção da necessidade diária de novos leitos para suprir a demanda atual, entre outras informações relevantes.