Comissão Intersetorial do Selo UNICEF realiza encontro de dezembro

Você está visualizando atualmente Comissão Intersetorial do Selo UNICEF realiza encontro de dezembro

A Comissão Intersetorial do Selo UNICEF realiza mensalmente, em Maracanaú, encontro de alinhamento e de acompanhamento rumo à conquista do Selo UNICEF 2021–2024. A Comissão Intersetorial é formada por membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — CMDCA, representantes das políticas públicas municipais e adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes — NUCA.

Na oportunidade da reunião de dezembro, os membros trataram sobre a revisão do Plano Municipal de Ação pelos Direitos de Crianças e Adolescentes — Selo UNICEF 2021–2024, o qual está em vigor e prevê ações estratégicas nos resultados sistêmicos no âmbito do Selo Unicef. Através do Plano, são definidas as ações que o Município deve fazer para avançar nos eixos do prêmio.

Maracanaú busca pela quinta vez a conquista do Selo UNICEF e, para receber o prêmio, envolve um trabalho em grupo, com a participação de todos os órgãos municipais.

SOBRE O SELO UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

Quando um município é certificado com o Selo, os maiores beneficiados são as crianças e adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também ganham as famílias e a comunidade porque, para ganhar o Selo UNICEF, a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social.

Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência.