Você está visualizando atualmente Comitê da Escuta Especializada promove última reunião de trabalho do ano de 2023

O Comitê de Gestão da Escuta Especializada realizou nesta quinta-feira, 14/12, a última reunião de trabalho do ano de 2023 com seus respectivos membros. O encontro ocorreu na sede do Conselho Tutelar de Maracanaú.

A pauta abordada foi o fluxo de atendimento integrado da rede de proteção e contou com apresentação do Hospital de Maracanaú sobre a comissão de notificação realizada na instituição nos casos de mulheres vítimas de violência sexual. O Hospital de Maracanaú faz parte da Pontos de Luz — Rede Estadual de Atenção às Mulheres e Meninas vítimas de Violência Sexual.

Nesse sentido, o modelo do serviço de referência realizado no Hospital, trouxe subsídios para fortalecer o fluxo da escuta protegida, uma vez que um dos principais objetivos do Comitê, além de divulgar a Lei 13.431/17, é propor encaminhamentos e efetivação de fluxos de atendimento, garantindo a proteção das crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência.

O Comitê da Escuta Especializada em Maracanaú é formado por representantes das Secretarias de Assistência Social e Cidadania — Sasc, Saúde, Educação, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente — CMDCA.

Sobre a Escuta Especializada

A Escuta Especializada é prevista na Lei 13.431/17 e deve ser realizada pelos órgãos da rede de proteção nas áreas da educação, saúde, segurança pública, assistência social e dos direitos humanos para assegurar o acompanhamento da vítima, na perspectiva de superação das consequências da violação sofrida.