Você está visualizando atualmente COMPDEC participa de campanha para cadastramento da população para receber alertas por SMS
Foto reprodução*

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, está participando desde a última segunda-feira, 13 de janeiro, da campanha de cadastramento para recebimento de alertas de desastres por SMS, realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

A campanha é realizada, através do envio de uma mensagem de texto (SMS), convidando a população cearense para cadastrar seu CEP para o recebimento gratuito de alertas de desastres naturais e orientações da Defesa Civil do Ceará. A mensagem terá o seguinte conteúdo: “Defesa Civil: Você está preparado pro período de chuvas? Responda o SMS com seu CEP e passe a receber alertas de desastres. O serviço é gratuito.

Mesmo antes de receber a mensagem de convite para o cadastro, a população já pode enviar seu CEP de interesse para o número 40199 e se cadastrar. É permitido cadastrar mais de um CEP, basta enviar mensagens individuais contendo cada CEP de interesse. O serviço poderá ser cancelado a qualquer momento, basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.

No Ceará, o envio dos alertas tem sido realizado pela CEDEC desde o ano de 2018. Os alertas são destinados a áreas específicas e têm o objetivo de orientar as pessoas quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

Por exemplo, diante da previsão de uma chuva intensa, a população de um município ou região pode receber a seguinte mensagem: “Defesa Civil: Alerta risco de enxurrada para [nome do município ou região]. Evite transitar em áreas inundadas. Em emergências, ligue 193”.

O funcionamento do sistema é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel.