COMPDEC participa de evento sobre fenômeno da Sismicidade Induzida por Reservatórios

Você está visualizando atualmente COMPDEC participa de evento sobre fenômeno da Sismicidade Induzida por Reservatórios

Integrantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC participaram na última sexta-feira, 13 de setembro, da palestra “Sismicidade Desencadeada por Reservatórios”, ministrada pelo professor da Universidade de Brasília, Lucas Vieira Barros. O evento foi realizado no auditório da Administração Central do Departamento Nacional de Obras as Secas – DNOCS, em Fortaleza. O momento foi um espaço de debate, sobre os resultados dos últimos estudos e pesquisas realizados no Brasil, sobre o fenômeno da Sismicidade Induzida por Reservatórios.

Foto reprodução: DNOCS*

Durante a palestra, foram apresentados os últimos estudos e pesquisas realizados no Brasil, referente ao fenômeno da Sismicidade induzida por Reservatórios. A palestra explicou que a Sismicidade Desencadeada por Reservatórios (RTS) foi relatada pela primeira vez no Brasil no início dos anos 70.

Saiba mais – Lucas Vieira Barros é graduado em Engenharia Elétrica, mestrado em Engenharia de Telecomunicações processamento de sinais) e Doutorado em Geociências (Sismologia). Foi chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília por cerca de 18 anos, responsável pela introdução do ensino de pós-graduação em Sismologia na UnB, dentre outros. Atualmente participa dos ensinos de graduação e pós-graduação dos cursos de Geologia e Geofísica do Instituto de Geociências, orienta alunos de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em Geociências aplicadas. (Artur Filho)