No momento, você está visualizando Comunidade indígena Pitaguary de Maracanaú celebra chegada do Sistema de Abastecimento de água potável no território
Foto: Rafael Dourado

A comunidade Pitaguary comemorou mais qualidade de vida e saúde com a chegada do fornecimento de água potável no território indígena de Maracanaú. Para marcar o momento histórico, foi realizada solenidade na última segunda-feira, 24 de junho, que reuniu todos os envolvidos pela entrega da obra de abastecimento à população, que já está beneficiando mais de 400 famílias, totalizando 1.200 habitantes do território.

A garantia do abastecimento hídrico regular da aldeia Santo Antônio do Pitaguary foi um esforço conjunto da parceria entre o governo municipal de Maracanaú, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Indígenas – SAFAI e a Secretaria de Infraestrutura – Seinfra, com o governo do Estado do Ceará, através o Sistema Integrado de Saneamento Rural – Sisar, a Cagece, o Distrito Sanitário Especial Indígena – Dsei, além das lideranças do território.

A Prefeitura de Maracanaú realizou o trabalho de escavação e reaterro dos canos da adutora, a qual liga a rede da cagece às caixas d’águas existentes na Aldeia Santo Antônio, bem como a recuperação da malha viária afetada pela obra, garantindo assim o fornecimento regular da água potável. Já o DSEI, cedeu a rede de abastecimento e o Sisar ficou responsável pelos canos e o sistema operacional.

A comunidade indígena de Santo Antônio do Pitaguary, por ser considerada rural, não fazia parte da jurisdição da Cagece, o que dificultava ter água potável no território. Contudo, com a criação do SISAR foi possível facilitar o acesso da água nas áreas rurais.

Trata-se de uma reivindicação antiga da comunidade, que desde sempre dependia do abastecimento em carro-pipa e da retirada de água de poços.

O momento foi celebrado na comunidade com o ritual do toré e com a presença de pajés, caciques, lideranças locais, equipes das unidades de saúde e educação que atuam na comunidade, estudantes, além de representantes do Movimento Saúde Mental, da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará, do Governo do Estado e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas — FUNAI.