Nesta terça-feira, 17 de dezembro, Maracanaú deu um passo importante para um futuro sustentável. A Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), realizou a 12ª Conferência Municipal de Meio Ambiente.
Com o tema ‘Emergência Climática’, a conferência, realizada no auditório do IFCE Campus Maracanaú, contou com uma palestra magna inspiradora, ministrada pelo professor, político e ambientalista Artur Bruno, que trouxe reflexões importantes sobre os desafios climáticos do município e do mundo. O evento contou com exposição de trabalhos científicos, voltados para a temática ambiental, dos alunos da EEMTI Adahil Barreto Cavalcante.
Durante a conferência, os participantes discutiram eixos temáticos voltados para os problemas ambientais de Maracanaú. A partir desses debates, foram elaboradas 10 propostas de soluções, abrangendo temas como preservação ambiental, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. As propostas foram aprovadas em plenária e se tornarão base para ações concretas no município. Também foram eleitos os representantes de Maracanaú para a Conferência Estadual de Meio Ambiente.
A delegação de Maracanaú foi composta por representantes da sociedade civil, de comunidades de povos tradicionais, do setor privado e do poder público. O evento teve como objetivo principal reunir diversos setores, instituições de pesquisa e população em geral, fortalecendo o compromisso coletivo com o meio ambiente.