Consciência Negra: Unidades de atendimento da Sasc realizam diversas ações para marcar a data

Consciência Negra: Unidades de atendimento da Sasc realizam diversas ações para marcar a data
Foto: Rafael Dourado
Como forma de promover a reflexão acerca do Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente dia 20 de novembro, os 11 Centros de Referência de Assistência Social — Cras de Maracanaú, o Centro de Convivência Social – CCS Timbó e o Centro de Convivência do Idoso de Maracanaú — CCI, promovem, até o final do mês, diversas atividades com as famílias maracanauenses que utilizam os serviços nos Centros.
Nesta terça-feira, 19, o Cras Jardim Bandeirantes realizou encontro com as famílias acompanhadas pelos beneficiados do Cartão Mais Infância Ceará – CMIC. Luciana Gomes participou do momento e destacou a importância da iniciativa. “Eu acho interessante porque há muitas pessoas com preconceito com a raça. Então, precisamos abrir os olhos da população, que o importante é ser tratado igual por igual”, afirmou.
Engajados na programação, as unidades vinculadas à Secretaria de Assistência Social e Cidadania — Sasc estão realizando oficinas, rodas de conversa e encontros que resgatam e valorizam a cultura afrodescendente.
As ações estão envolvendo crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e famílias acompanhadas pelos: Programa Criança Feliz – PCF, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, Cartão Mais Infância Ceará – CMIC e Cartão Ceará Sem Fome.
O Cras Parque São João, por exemplo, promoveu oficina de turbante com os acompanhados pelo Programa Criança Feliz. Já o Cras Antônio Justa recebeu visita da ilustradora, escritora e mestranda em educação, Rebeca Silva. A convidada, autora do livro: “NALA E A CIÊNCIA ENCANTADA”, realizou oficina de desenho (presente nas ilustrações do livro) com as crianças, além de compartilhar sobre sua trajetória e como surgiu a ideia de escrever sua obra. Rebeca abordou sobre representatividade, ciência, orixás, criando links entre ancestralidade e atualidades.
Sobre o Dia da Consciência Negra – O Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos nacionais pela resistência à escravidão e enfrentamento ao racismo. Em 2011, a data entrou no calendário oficial e passou a ser celebrada como o Dia da Consciência Negra, e já era considerada feriado em alguns estados e municípios. Mas foi somente em 2023 que o Congresso Nacional aprovou a lei que transformou o Dia da Consciência Negra em feriado nacional. Em 2024, a data será comemorada, pela primeira vez, em todo o país.