Você está visualizando atualmente Coronavírus: Prefeitura de Maracanaú utilizará Câmera Térmica no transporte público para controle da Covid-19

A Prefeitura de Maracanaú iniciou, de forma inovadora em nível internacional, o uso de câmeras térmicas para monitorar a temperatura corporal dos passageiros no transporte público municipal de passageiros (ônibus). Usando Inteligência Artificial, a tecnologia será a nova aliada para o controle da pandemia de Coronavírus (Covid-19) no Município. A fase de testes começou na semana passada na linha Pajuçara-North Shopping Maracanaú. A previsão é que o sistema de transporte público regular conte com a tecnologia a partir da segunda quinzena de julho. A iniciativa da Prefeitura está sendo viabilizada por meio de cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID , através do Programa de Transporte e Logística de Maracanaú – Translog. A empresa Mobilpay (mobilpay.com.br) é a responsável pelo desenvolvimento e instalação do novo sistema tecnológico que reúne as mais avançadas técnicas de software e hardware.

A informação será transmitida imediatamente para a Secretaria de Saúde de Maracanaú, por meio de tecnologia 4G. Um banco de dados será gerado e atualizado automaticamente para orientar as ações de saúde pública da gestão municipal para o combate à pandemia.

App – Outra inovação será que todos os passageiros de Maracanaú poderão baixar um aplicativo (Apps) para o smartphone. Por meio do Google Play e Apple Store, receberão, de forma imediata, a medição da temperatura corporal quando entrarem nos ônibus. Em caso de febre, o App irá orientar o cidadão a procurar uma unidade de saúde, indicando o local de atendimento mais próximo para realizar a consulta e fazer o teste para Covid-19. O aplicativo também disponibilizará acesso a uma plataforma de telemedicina de última geração, chamada Doctor247 (doctor247.com.br). Nessa plataforma de telemedicina, a população terá acesso a uma rede de profissionais de diversas especialidades e com disponibilidade diferenciada para atendimentos presenciais e virtuais.

A gestão dessa iniciativa inovadora, por decisão do prefeito Firmo Camurça, está na responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura de Maracanaú, por meio do do secretário Felipe Mota e da arquiteta e urbanista Lissa Albuquerque, coordenadora geral da Unidade de Gestão de Projetos – UGP / Translog.