Nos dias 20 e 21 de julho, a Escola Irmã Dulce, em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania – INEC, realizou um curso de produção de bonecas de pano. As oficinas foram ofertadas na própria Escola e contaram com inscritos dos bairros Alto da Mangueira, Jereissati I e II, Timbó e Pitaguary. A ideia da oficina é profissionalizar os alunos para produção e venda em grande escala.
Durante o curso, os alunos assistiram palestra sobre trabalho coletivo e aprenderam o processo de confecção da boneca, começando pela matéria-prima, variações de moldes, roupas, fisionomia das bonecas, pinturas faciais e finalizava com os processos de montagem e costura. A qualificação foi orientada pelas instrutoras Jacqueline Viana e Maria Auxiliadora Silva Costa.
Antônia Cláudia da Silva, moradora do Alto da Mangueira, costuma participar de todos os cursos ofertados pela escola. “Sempre fui apaixonada por bonecas e agora com esse curso pude aprender a costurar e conhecer todo processo de criação de boneca de pano. Aqui posso me profissionalizar e ainda conseguir uma renda extra para família”, detalha.
Todo material utilizado durante o curso foi fornecido pelo Instituto, sem nenhum custo aos participantes. As bonecas produzidas serão distribuídas para as crianças da comunidade do Alto da Mangueira durante a campanha “Natal sem Fome dos Sonhos”, do INEC.
Para a gestora da escola, professora Edirene de Sousa Mourão o curso é uma grande oportunidade para quem deseja se profissionalizar. “A intenção é investir na formação de grupos produtivos, que poderão ser financiados pelo CredAmigo (do Banco do Nordeste) e assim incentivar o espírito empreendedor de cada um”, conclui. (Thaynan Lima)