Defesa Civil de Maracanaú e Cogerh reforçam monitoramento da barragem Maranguapinho durante a quadra chuvosa

No momento, você está visualizando Defesa Civil de Maracanaú e Cogerh reforçam monitoramento da barragem Maranguapinho durante a quadra chuvosa
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Defesa Civil
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Na última quinta-feira, 20 de fevereiro, representantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Maracanaú (COMPDEC) participaram de um encontro voltado ao alinhamento de ações relacionadas à operação e monitoramento da Barragem Maranguapinho, essencial para o controle de cheias. O momento foi coordenado pela Cogerh, por meio da Gerência das Bacias Metropolitanas, buscando fortalecer a integração entre as instituições, especialmente durante a quadra chuvosa, promovendo maior segurança para as populações no entorno da barragem. Além de Maracanaú, estiveram presentes representantes das Defesas Civis de Fortaleza, Caucaia e Maranguape.

Durante o encontro, os participantes realizaram uma visita técnica às estruturas de liberação da barragem. Durante a atividade, foram apresentados os processos de operação executados pela Cogerh, incluindo as vazões controladas e os critérios utilizados para as liberações de água. Os representantes das Defesas Civis puderam compreender os mecanismos que garantem a segurança hídrica e operacional do equipamento.

Saiba mais — A Barragem Maranguapinho é um dos principais equipamentos de infraestrutura hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza. Construída visando controlar cheias no Rio Maranguapinho, ela desempenha um papel estratégico na proteção de comunidades que vivem em áreas suscetíveis a enchentes.