Delegadas de Polícia do Estado de São Paulo visitaram Maracanaú para conhecer o Projeto Paz no Lar

No momento, você está visualizando Delegadas de Polícia do Estado de São Paulo visitaram Maracanaú para conhecer o Projeto Paz no Lar
Foto: Rafael Dourado

Nesta segunda-feira, 6 de outubro, um grupo de Delegadas de Polícia da Corregedoria da Polícia Civil do Estado de São Paulo esteve em Maracanaú para uma visita institucional à Prefeitura, com o objetivo de conhecer o Projeto Paz no Lar e as ações desenvolvidas pela Secretaria Especial do Empoderamento da Mulher. A comitiva integrou o Núcleo de Promoção e Valorização da Mulher (NUPROVIDA), grupo de trabalho formado por Delegadas Corregedoras paulistas, que atua na proposição de medidas e políticas públicas voltadas ao aprimoramento do atendimento à mulher vítima de violência no âmbito policial.

A visita fez parte de uma agenda institucional em Fortaleza e teve como propósito fortalecer a troca de experiências e estreitar laços de cooperação entre as instituições, reconhecendo as boas práticas desenvolvidas em Maracanaú na promoção da segurança, acolhimento e empoderamento das mulheres.

Saiba mais – O Projeto Paz no Lar é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, em parceria com a Polícia Militar e a Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e da Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos. O projeto tem como foco o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, promovendo a articulação entre diferentes órgãos do sistema de justiça e da rede de proteção.

Entre as ações realizadas, destacaram-se as audiências concentradas, os atendimentos multidisciplinares e as campanhas de conscientização. Além disso, equipes compostas por profissionais da rede municipal, da Polícia Militar e da Guarda Civil de Maracanaú realizaram visitas domiciliares às vítimas, acompanhando de perto a efetividade das medidas protetivas e oferecendo apoio psicológico, capacitação e incentivo à autonomia financeira.

Em 2023, a Prefeitura de Maracanaú firmou um novo acordo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Ceará, ampliando o alcance do projeto, que já beneficiou mais de 800 mulheres no município. A iniciativa se consolidou como um exemplo de política pública eficiente, fortalecendo o compromisso de Maracanaú com a proteção, valorização e empoderamento feminino.