Dia do Indígena Pitaguary é celebrado com homenagens na Mangueira Centenária

Você está visualizando atualmente Dia do Indígena Pitaguary é celebrado com homenagens na Mangueira Centenária

O povo indígena do Santo Antônio do Pitaguary se reuniu aos pés da Mangueira Centenária, nesse domingo, 12/06, para celebrar o dia do indígena Pitaguary. A data é uma conquista da comunidade que solicitou ao prefeito Roberto Pessoa, um decreto que marcasse este dia já afamado por eles. O prefeito, prontamente instituiu a lei municipal nº 3.042 que firma o dia 12 de junho como Dia do Indígena Pitaguary, em reconhecimento pelo destaque da luta pela demarcação das terras indígenas.

O evento contou com a presença de lideranças do povo Pitaguary, como a Cacique Madalena, Cláudia Pitaguary, Ceiça Pitaguary, bem como, o prefeito Roberto Pessoa, a secretária de Agricultura Familiar e Assuntos Indígenas, Lívia Vieira, e a assessora Mara Pitaguary. Duas placas de honra foram entregues a comunidade, uma In memoriam aos antepassados e outra Em vida aos que continuam com a luta e contribuem para a preservação da cultura e espiritualidade do povo Pitaguary.