Dia do Indígena Pitaguary é celebrado em Maracanaú

No momento, você está visualizando Dia do Indígena Pitaguary é celebrado em Maracanaú
Foto: Rafael Dourado

O 12 de junho, em Maracanaú, é dia de celebração por conta do Dia do Indígena Pitaguary. E, nesta quarta-feira, com muita tradição, exaltando e fortalecendo a cultura dos Povos Indígenas no município, a data foi marcada com a realização de caminhada que percorreu a comunidade Olho D’Água com destino à Mangueira Sagrada do Território.

Como parte das comemorações, a festa da Mangueira Sagrada é o grande destaque espiritual da festa dos Pitaguary. Aos pés da grande árvore centenária do território, eles dançaram o Toré, se conectaram com a natureza, relembrando e prestando homenagens aos seus ancestrais.

Em seguida, foi realizada também solenidade para homenagear e reconhecer aqueles que contribuíram ou contribuem para a preservação da cultura e da espiritualidade do Povo Pitaguary. A Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Indígenas — SAFAI da Prefeitura de Maracanaú homenageou 14 pessoas, de diversos segmentos, que receberam o título de Guardião Pitaguary.

As atividades contaram com a presença de pajés, caciques, lideranças locais, equipes das unidades de saúde e educação que atuam na comunidade, estudantes, além de representantes do Movimento Saúde Mental, da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Indígenas — SAFAI, do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará do Governo do Estado e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas — FUNAI e do Ministério dos Povos Indígenas.

Sobre o Dia do Indígena Pitaguary — A data é instituída em Lei Municipal, n.º 3.042 e reconhece o destaque da luta pela demarcação das terras indígenas.