Dose de reforço bivalente contra Covid-19 continuará em grupos prioritários a partir de segunda, 20/03

Você está visualizando atualmente Dose de reforço bivalente contra Covid-19 continuará em grupos prioritários a partir de segunda, 20/03
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

A partir de segunda-feira, 20/03, inicia-se a oferta da vacina de reforço bivalente contra Covid-19 em grupos prioritários da 2ª Fase que tem como público-alvo idosos a partir de 60 anos, povos indígenas, imunocomprometidos e abrigados e trabalhadores em instituições de longa permanência. A campanha nacional tem dois grandes objetivos: garantir o reforço da proteção de grupos prioritários contra a doença e incentivar a conclusão do esquema vacinal daqueles que ainda não o finalizaram.

Para receber o reforço bivalente, no entanto, é preciso ter completado, pelo menos, o esquema primário de vacinação com as doses monovalentes (D1+D2). Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses monovalentes (D1 + D2). Após isso, com intervalo de quatro meses da última aplicação, o reforço bivalente Pfizer/Comirnaty poderá ser administrado. Já pessoas que completaram o esquema primário ou que receberam uma ou duas doses de reforço, estão aptas a receber a vacina bivalente, também respeitando o intervalo de quatro meses desde a última dose recebida. O reforço bivalente Pfizer/Comirnaty contém uma mistura de cepas do coronavírus – a original e as subvariantes da Ômicron BA.4 e BA.5. Este imunizante integra a segunda geração de vacinas contra a doença.

A dose de reforço bivalente estará disponível em todos os Postos de Saúde de Maracanaú, de segunda a quinta, de 8h às 11h30min, e de 13h às 15h30min, e na sexta-feira, de 8h às 13h30min. Para a vacinação, é necessário apresentar documento que comprove o pertencimento aos grupos prioritários, cartão de vacinação, documento com foto e CPF.

Grupo prioritário – 2ª Fase

A partir de 20 de março

Idosos a partir de 60 anos

Pessoas a partir de 12 anos dos seguintes grupos prioritários:

– Abrigados e trabalhadores em instituições de longa permanência;

– Imunocomprometidos;

– Povos Indígenas.