Edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2020 é divulgado

You are currently viewing Edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2020 é divulgado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep divulgou, no dia 26 de novembro, o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2020. As inscrições serão abertas entre os dias 11 a 22 de janeiro de 2021, exclusivamente pelo site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

O participante inscrito que não compareceu à edição de 2019 deverá justificar sua ausência, entre 14 e 20 de dezembro de 2020, para que possa realizar a inscrição no Encceja 2020. O candidato deverá conhecer na íntegra o Edital Nº 101 do Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep publicado no Diário Oficial da União.

O Encceja atende aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A realização da prova é gratuita e acontecerá no dia 25 de abril de 2021, sendo que o estudante que pretende fazer a avaliação de Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame e quem deseja participar da Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

O Inep disponibiliza para os estudantes o conteúdo a ser estudado para o Encceja, baseado em questões reais do exame. O arquivo é online, gratuito e se divide pelas áreas de conhecimento adotadas para os ensinos fundamental e médio. A realização desse exame tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos, por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros. (Bruna Marques)