Em primeiro dia, Centro de Testagem de Maracanaú realiza 280 atendimentos

Você está visualizando atualmente Em primeiro dia, Centro de Testagem de Maracanaú realiza 280 atendimentos
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Saúde
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Nessa sexta-feira (05/03/21), primeiro dia de retorno de funcionamento do Centro de Testagem de Maracanaú, o local realizou 280 testes para Covid-19. Cristina Oliveira, diretora-geral do Hospital Municipal explica que apesar de ter um limite diário, como foi o primeiro dia, “nossa equipe esteve engajada para conseguir uma quantidade maior de testes e, por isso, realizamos o número expressivo de quase 300 atendimentos. Sabemos que a população está ansiosa e já havíamos nos programado para a grande demanda. Mas é importante esclarecer e avisar à população que fez o teste ontem que, por conta da grande quantidade, o resultado desses testes podem levar até 48h para sair”.

O serviço funciona dentro do Hospital Municipal João Elísio de Holanda, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, com capacidade de realizar até 100 testes por dia e 500 por semana. São disponibilizadas 50 fichas no período da manhã e 50 fichas no período da tarde.

O exame é feito através de demanda espontânea, por ordem de chegada e o resultado sairá entre 24H ou, no máximo, 48H. A partir dessa segunda-feira (08/03), o paciente passará por uma triagem para que seja direcionando ao exame SWAB ou de Sorologia.

O Centro de Testagem é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Maracanaú. O Governo cedeu parte da equipe e os exames, já a Prefeitura forneceu o complemento de profissionais e a leitura do exame, possível através de uma parceria entre o Hospital Municipal e a Fiocruz.