Você está visualizando atualmente Encontro entre previdência e CMDPD aborda direitos das pessoas com deficiência e os impactos com a reforma da previdência
Foto: Stênio Saraiva

O III Encontro de Diálogos da Previdência com o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Maracanaú foi realizado nesta quinta-feira, 04, no Instituto Federal do Ceará — IFCE Maracanaú. O encontro consolidou a parceria do Serviço Social da Previdência com o Conselho e teve por objetivo socializar informações previdenciárias e assistenciais, contribuindo para tornar as políticas da seguridade social transparentes e acessíveis aos usuários, bem como fortalecer o trabalho nessa área.

A abertura do evento foi marcada pela apresentação artística de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais — APAE. O evento contou com a participação do Presidente do Conselho municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência de Maracanaú, Francisco Jacinto Araújo, do Coordenador de políticas para Pessoa com Deficiência de Fortaleza, Emerson Maia Damasceno, da Presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência do Ceará, Liduina Carneiro, da Cordenadora Estadual das políticas da pessoa idosa e das pessoas com Deficiência do Governo do Ceará, Rebecca Cortez, da Assistente Social da Previdência Social, Fabíola Rabelo, do Vereador Jeorgenes Castro (PRB), além do Promotor de Justiça, Dr. Hugo Frota Magalhães e do Promotor da Promotoria da Tutela Coletiva da Infância e Juventude, Educação, Idoso e Pessoa com Deficiência de Maracanaú, DR. Rubem Machado Rebouças. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Glauciane Oliveira, esteve representada pelo Diretor da Diretoria de Gestão Integrada da Sasc – Helio Lucas Tavares .

O Presidente do CMDPD, Francisco Jacinto Araújo , falou sobre a importância do evento: “É sempre bom informar para as pessoas com deficiência e para as pessoas que fazem o atendimento a esse público, que elas têm direitos e quais são esses direitos. O evento tem como objetivo também esclarecer que esses direitos podem ser retirados com a atual reforma da previdência”, disse.

A Assistente Social Fabíola Rabelo esclareceu que o encontro é uma oportunidade do órgão de se aproximar dos seus segurados e destacou a relevância de abordar o tema no cenário atual do Brasil.

“Esse é um momento oportuno para ser realizado esse encontro. Estamos em um contexto difícil e turbulento, que não se trata mais de ameaças, mas sim de ações concretas de retrocesso e ataque aos direitos sociais”, frisou Fabíola.

A programação do evento foi composta pelas palestras: A Contra-Reforma da Previdência e os Impactos aos direitos dos Cidadãos, Aposentadoria da Pessoa com Deficiência – LC 142 , sobre o benefício de prestação continuada” – BPC e sobre a Lei Brasileira de Inclusão – LBI. (Sabrina Vieira)