Você está visualizando atualmente Escola do Povo Pitaguary realiza II Simpósio de Práticas Pedagógicas e Saberes Docentes

A Escola Municipal de Educação Básica do Povo Pitaguary realizou, no dia 13 de dezembro, o II Simpósio de Práticas Pedagógicas e Saberes Docentes. O tema desta edição foi “Compartilhando Experiências, Multiplicando Saberes!”. O objetivo do Simpósio foi socializar as práticas pedagógicas vivenciadas na Instituição de ensino, no sentido de dar visibilidade ao protagonismo docente nas experiências com os estudantes no processo de formação, bem como validar o esforço, dedicação e compromisso diante da missão de escola.

Os estudantes da turma da professora Angélica apresentaram a dança das “Abelhinhas”, da Professora Madalena apresentaram sobre os “Direitos e Deveres dos Povos Indígenas”. Estiveram presentes a diretora da Escola, Joana Araújo, o coordenador pedagógico, Kelvyn Gonçalves, a professora de apoio, Edilandia, liderança Indígena Ceiça Pitaguary, as representantes da Secretaria de Educação, Cristina e Fátima Castilho, a coordenadora do Polo de Saúde Indígena, Adelaide Abreu, a representante da Escola Municipal José Mário Barbosa, Antonilza.

Os professores apresentaram os projetos sobre o uso de materiais concretos no ensino da matemática, grandezas e medidas. O mundo encantado do Sítio do Pica-pau amarelo; A literatura infantil na construção do imaginário das crianças bem pequenas na educação infantil; O uso de material concreto no ensino da matemática; As cantigas de roda e as brincadeiras cantadas: o lúdico na aprendizagem de crianças bem pequenas; O encanto das poesias de Vinícius de Moraes: alfabetizando para a vida; A literatura infantil na construção do imaginário das crianças bem pequenas na Educação Infantil; Cultura e arte na escola: vivendo e prática na vida dos educandos; A importância na contação de histórias nas séries iniciais; Plantas medicinais: Resgatando os conhecimentos tradicionais; Educação Física escolar na promoção de saúde; Cidadania indígena: Construindo-se na luta; Caminhando com os sonhos; As brincadeiras cantadas como elemento pedagógico na aprendizagem de crianças pequenas. (Bruna Marques)