Escola José de Borba Vasconcelos realiza culminância do projeto “Cordel: oficina literária”

You are currently viewing Escola José de Borba Vasconcelos realiza culminância do projeto “Cordel: oficina literária”

Os estudantes da Escola Municipal José de Borba Vasconcelos participaram, nas aulas de Língua Portuguesa, neste mês de fevereiro, do projeto “Cordel: oficina literária”. Os alunos estudaram sobre a origem, como chegou ao Brasil, os instrumentos usados, as técnicas para xilogravura, produziram os textos e as capas dos cordéis.

A convite da professora de Língua Portuguesa, Rafael Brito, que é poeta, cordelista, ator e diretor de teatro e cinema, conversou com os alunos sobre a cultura do cordel e destacou que eventos como esses devem acontecer para que sejam despertados nos estudantes a escrita. “Eu gosto muito de vir nas escolas, pois eu vejo outra perspectiva. Hoje, para esses alunos, é importantíssimo conhecer a cultura, porque pode surgir interesse em uma criança por escrever poesia, se tornar um escritor, um professor, um artista, talvez, só em conhecer outros tipos de cultura que eles não têm muito contato”, lembrou Rafael.

Os estudantes que tiveram suas produções premiadas receberam um CD com diversos cordéis declamados. A professora contou como os alunos participaram desta oficina. “Eles foram para o laboratório de informática, pesquisaram, se envolveram com este projeto e as turmas de 9º ano produziram cordéis autorais. Para finalizar esta oficina, trouxemos Rafael Brito e também Bruno Marques para falar da poesia popular. Estamos muito felizes com o resultado”. (Bruna Marques)