Você está visualizando atualmente Escola Municipal Professora Maria José Isidoro realiza I Mostra de Arte e Cultura

As turmas de educação infantil e do 1º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria José Isidoro participaram da I Mostra de Arte e Cultura, com o tema “Meu Povo, minhas raízes”, no dia 14 de novembro. O evento teve a participação do Cacique Emanuel, da Tribo Pitaguary, que contou sobre o modo de vida indígena e respondeu perguntas dos pais e alunos. Os visitantes puderam conhecer a cultura indígena apresentada nas salas de aula pelas crianças, através dos temas Ervas que curam, Ervas Medicinais, Brinquedos Indígenas e Culinária Africana.

As turmas ensinaram como utilizar os chás medicinais. O aluno Antônio Icaro falou do Mastruz e como prepará-lo para o consumo. “O mastruz pode ser consumido como chá ou como vitamina. Pra fazer o chá tem que ferver um litro de água e então, com 3 ramos de mastruz, deixar ferver e depois abafar. Quando estiver pronto tem que coar e não é bom colocar açúcar” – disse. Tayna Raylane, aluna do pré-II, explicou como é utilizado os instrumentos musicais. “O Maracá indígena é usado em festas religiosas e é um instrumento sagrado” – contou.

A coordenadora pedagógica, Fabiane Menezes, avaliou o evento e destacou o envolvimento das crianças e a participação dos pais. “É gratificante vê-las apresentando os trabalhos. Para elas terem essa desenvoltura foi trabalhado durante um mês a conexão “Meu Povo, minhas raízes”. Elas se apropriaram do que iam falar para fazerem esta apresentação. Cerca de 40 pais presenciaram nossa I Mostra”- disse. (Bruna Marques)