Você está visualizando atualmente Escolas municipais de Maracanaú recebem as primeiras Cinematecas Escola & Vida do Norte e Nordeste

As Escolas Municipais José Belisário de Sousa e Construindo o Saber receberam, nesta terça-feira, 15 de outubro, a Cinemateca Escola & Vida, doadas pelo Ministério da Cidadania e a empresa Nufarm. Este projeto consiste na confecção e doação de cinematecas integradas com bibliotecas, para escolas públicas, instituições e espaços culturais. Cada estrutura é integrada com uma biblioteca, contendo 150 livros de obras editoriais infantis, sendo um deles em braile. É estruturada com 40 mídias de dvd socioeducativas e um sistema de som compacto.

O objetivo é promover o acesso às obras literárias infantis e audiovisuais socioeducativas para crianças e jovens do Brasil. O container praticável, com base feita em tubos de aço, é revestido com grama sintética, laterais em mdf, prateleiras internas e estrutura em madeira maciça, telhado em telha ecológica e material reciclável. Contém fiação e instalação elétrica para acendedor interno e ponto de energia para exibição dos filmes, um projetor, dois alto-falantes e uma tela para projeção.

Estiveram presentes o secretário de Educação, Marcelo Farias, a diretora de Educação, Ivaneide Antunes, o coordenador de Ações Socioeducativas, Fábio Freire, representantes da Nufarm, Francisco Evaldo de Góes Júnior e Cristiane de Moura Machado Granjeiro, e representando o Grupo Komedi, Peterson Ricardo.

Marcelo Farias, secretário de Educação, parabenizou a Nufarm pela iniciativa e destacou a importância da cultura audiovisual dentro da escola. “Essa Cinemateca, que as escolas recebem, é mais um equipamento importante para oferecer possibilidades às crianças de conhecerem essas produções. O cinema tem essa magia, de fazer as pessoas viverem em outros mundos e terem mais conhecimentos”.

Francisco Evaldo de Góes Júnior, representante da Nurfarm, conta sobre a honra de participar dessa ação em incentivo à cultura e deseja que esse seja o passaporte para viagens e voos. “O cinema é um desses veículos de educação que estimula a imaginação, criatividade e abre uma janela para o mundo. A Nufarm espera que esse recurso seja plenamente desfrutado por essas crianças e que isso possa de alguma forma contribuir para as suas vidas”.

Peterson Ricardo, representante do Grupo Komedi, conta que essas cinematecas são as primeiras na região Norte e Nordeste do Brasil. “É a primeira vez que este projeto de Cinematecas, que a Komedi produz, chega nesta região. Esperamos que os estudantes desfrutem do cinema dentro da escola”. (Bruna Marques)