Espetáculo infantil Passarinhos, com entrada gratuita, chega a Maracanaú

Você está visualizando atualmente Espetáculo infantil Passarinhos, com entrada gratuita, chega a Maracanaú

O espetáculo Passarinhos será apresentado em Maracanaú no dia 7 de setembro, às 17h, no Teatro Dorian Sampaio. A presença do público será um diferencial. “É uma grande emoção saber que as famílias poderão nos assistir e vamos poder cantar juntos. O espetáculo ganha outra camada com a participação do público”, contou Maria Gomide, diretora artística e integrante do grupo itinerante Carroça de Mamulengos, que idealizou o espetáculo.

Passarinhos se preparava para circular em 2020 quando a pandemia do coronavírus modificou a forma de viver e de fazer arte também. Neste esforço de se adaptar e preservar parte do fazer coletivo, a Carroça, o núcleo Maracá e a Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas, que também compõem o show, chegaram a novas formas de performance, sem perder o vínculo com os processos criativos da cultura popular. Em agosto de 2021, uma versão virtual do espetáculo foi apresentada sem público no palco do Sesc Pinheiros em São Paulo.
É um musical para toda a família que traz música ao vivo, teatro de sombras e teatro de bonecos de personagens da cultura popular. A temporada realizada por meio da Fundação ArcelorMittal, faz parte do programa Diversão em Cena, patrocinado pela ArcelorMittal. São apresentações e oficinas gratuitas nas cidades de Joinville (SC), Curitiba (PR), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Maracanaú (CE).

Legado da tradição popular – O nome Passarinhos é para relacionar com o imaginário do voar e com o constante desejo humano de buscar a liberdade. Entre os protagonistas do musical estão o jaraguá, a andorinha, o boi e a burrinha. O show também traz um repertório de manifestações como o Baião de Princesas, Tambor de Mina, Reisado, Tambor da Mata e Folia de Reis. Tudo em um cenário e atmosfera de “encantamento e leveza” proporcionado pelo encontro de músicos, atores, arte-educadores e brincantes – de várias gerações, a maioria deles e delas da família Gomide – que vivenciam a cultura popular e produzem novos conhecimentos artísticos, dialogando com os tempos atuais e com o legado de mestres e mestras da tradição.
Sobre a Fundação ArcelorMittal – Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais.

SERVIÇO:
MUSICAL INFANTIL PASSARINHOS
7 de setembro, quarta-feira, às 17h
Onde Assistir: Teatro Dorian Sampaio (Rua Edson Queiroz, 5 – Colônia Antônio Justa – Maracanaú)
ENTRADA GRATUITA | Retirada de ingressos na bilheteria do teatro 1 hora antes das apresentações ou pelo Sympla a partir de 01/09
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre. Recomendado a partir de 5 anos

OFICINAS
06 de setembro, terça-feira, 14h30 e 16h
Oficina Brinquedos Populares: Oficina de construção de brinquedos sonoros feitos a partir de material reciclado e elementos da natureza.
Quando: Terça-feira (6/9), às 14h30.

Oficina Música de Roda: Aula prática sobre o universo das tradições populares brasileiras, com canções, movimentos, toques e personagens de alguns gêneros como Bumba meu Boi, Jongo, Coco, Carimbó e Ciranda.
Quando: Terça-feira (6/9), às 16h.

As oficinas serão realizadas no Teatro Dorian Sampaio (Rua Edson Queiroz, 5 – Colônia Antônio Justa),
Inscrições para as oficinas devem ser realizadas pelo e-mail falecompassarinhos@gmail.com.