Os estudantes da ECIM Manoel Róseo Landim e da EMEIEF João Magalhães de Oliveira participaram da I Mostra Cultural de Linguagens do POPI Letras. Foram apresentados os trabalhos realizados nesse semestre, como desenhos e redações. Alguns foram premiados e participaram de concursos nacionais e internacionais.
O projeto POPI Letras tem como proposta potencializar as habilidades que já foram consolidadas no componente de Língua Portuguesa. É baseado nas quatro práticas de linguagens propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Oralidade, escrita, leitura, análise linguística e semiótica.
A professora Raquel Barros, formadora de Língua Portuguesa, fala sobre a importância do POPI Letras. “O município tem esse projeto inovador, em que os estudantes desenvolvem os seus trabalhos através de gêneros textuais, e podem ser potencializados e direcionados à olimpíadas”, explica.
A aluna Maria Luiza, do 8° ano, participou do concurso de redação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), com o tema “gravidez na adolescência”, no qual ganhou o prêmio de melhor redação. Ela considera o projeto POPI Letras como grande ajuda para participar das olimpíadas, principalmente em raciocínio lógico e interpretação de texto. “O projeto também traz visão pro nosso futuro, por exemplo, pro ENEM que precisa de uma redação importante”, destaca.