Você está visualizando atualmente Estudantes do Centro de Línguas de Maracanaú apresentam cultura de diversos países no 8º CLM COMUNICA
  • Autor do post:
  • Categoria do post:Educação
  • Tempo de leitura:3 minutos de leitura

O CLM COMUNICA é uma feira linguística anual realizada pelo Centro de Línguas de Maracanaú. O evento promoveu a interação entre professores e estudantes dos cursos de inglês, espanhol e Libras, por meio de exposições orais, apresentações artísticas, dinâmicas e experimentações elaboradas com base na cultura dos países de língua inglesa e espanhola. As atividades são abertas ao público e a visitação livre, acontecem até 1º de junho.

O Secretário de Educação, George Valentim, esteve visitando o 8º CLM Comunica e destaca que “os alunos passam a conhecer a cultura de diversos países que falam a língua inglesa e espanhola, além da Libras, possibilitando novas aprendizagens”.

Cristiane Oliveira, gestora geral do CLM, informa que neste ano está sendo apresentado sobre a cultura, economia, culinária, e demais aspectos de 20 países, como Austrália, Escócia, Espanha, França, Índia, Nicarágua, entre outros. Ela afirma que o CLM tem que ser visto como um complemento para fortalecer a aprendizagem. “O aluno trabalha a oralidade, o desenvolvimento de suas habilidades, e a partir do CLM COMUNICA, eles viajam num mundo que um dia poderão realmente estar”, destaca.

O professor de inglês, Ricardo Marques, explica que a aprendizagem de uma língua estrangeira não é somente gramática e vocabulário, mas também precisa de uma imersão cultural. “Eventos como esse levam os alunos a estarem em ambientes realistas em relação a cultura de países que eles estudam. Eles abrem a mente para perceber que outros países bem diferentes também falam inglês, olhando a língua inglesa de forma mais global”, explana.

A aluna do segundo semestre de espanhol, Heroína Iva, participou pela primeira vez do evento. Ela diz ser uma experiência muito importante de agregação de cultura de vários países. “Nem todos temos a oportunidade de conhecer outros países, então aqui estamos aproveitando ao máximo essa exposição para poder mostrar às pessoas”, relata.

Miguel Freitas, 13 anos, está no terceiro semestre de inglês e considera o COMUNICA algo incrível. “Eu nunca tinha participado de algo assim. Decoramos as falas, fizemos as maquetes, os banners ficaram muito legais. Você melhora sua fala, escuta melhor o inglês, e vê outras opções como Libras e Espanhol”, descreve.

Cursando o primeiro semestre de Libras, Alexsandra Dias fala sobre como o evento acrescenta nos estudos, colocando em prática o que tem aprendido. “Ajuda a gente a desinibir, porque temos um contato direto com as pessoas, e também incentiva a pesquisar sinais novos, o que ajuda com certeza a desenvolver a língua”, exemplifica.