Estudantes ingressam no ensino médio técnico ofertado pelo Programa Universidade Operária do Nordeste

No momento, você está visualizando Estudantes ingressam no ensino médio técnico ofertado pelo Programa Universidade Operária do Nordeste
Foto: Rafael Dourado

O Centro Municipal de Educação Profissional Eneida Soares Pessoa realizou nesta quarta-feira, 08 de janeiro, a aula magna do ensino médio técnico para os estudantes que concluíram o ensino fundamental no Programa Universidade Operária do Nordeste.

São 70 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que seguirão para um curso técnico em Gastronomia ou Estética, além da concluírem o ensino médio. As aulas teóricas acontecerão no Polo Jari que é ofertado na Escola Municipal José Assis de Oliveira, em Maracanaú.

“Primeiramente, agradeço a Deus por essa oportunidade. Eu terminei o fundamental e estou indo para o ensino médio. A gente vai fazer Estética. Eu estou muito feliz porque além de concluir o meu ensino médio, que eu precisava finalizar, eu vou concluir também a Estética. Eu vou ter um curso profissionalizante”, conta a estudante Elizângela Leite.

No evento, foi anunciado o novo edital para a conclusão do ensino fundamental e a oferta de dois novos cursos de qualificação profissional: Cuidador de Pessoas e de Músico de Banda.

O curso de Cuidador de Pessoas oferece uma formação inicial que possibilita a atuação em contextos como creches, lares de idosos, residências e clínicas. Ao final do curso, o aluno estará apto a realizar atividades de cuidado básico, promovendo o bem-estar físico, emocional e social de crianças, idosos ou pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como, apoiar em serviços relacionados à higiene, alimentação, mobilidade e conforto da pessoa aos seus cuidados.

Além disso, o curso prepara o egresso para dar continuidade à formação em áreas técnicas, como técnico em cuidados de idosos, técnico em enfermagem e posteriormente em cursos superiores, como: enfermagem, gerontologia e serviço social.

O curso de Músico de Banda propõe a qualificação de músicos para executar repertórios variados, enfatizando a prática coletiva e a interpretação artística. Essa formação também atende às demandas de projetos educacionais, culturais e sociais em escolas, ONG’s e eventos comunitários. Ao final do curso, os alunos estarão aptos a compreender harmonia, ritmo, melodia, interpretando repertórios com técnica musical adequada para a prática coletiva de diferentes instrumentos musicais para bandas sinfônicas, bandas marciais, fanfarras, big bands e conjuntos de música popular em geral.

Além disso, o curso preparará o egresso para dar continuidade à formação em áreas técnicas, como técnico em instrumento musical e posteriormente no ensino superior em bacharelado em música ou licenciatura em música.