Os estudantes da rede municipal de ensino de Maracanaú participarão, nesta sexta-feira, 16 de maio, da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), aplicada nas 35 escolas que ofertam os anos finais do ensino fundamental. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Mais do que uma competição, a Olimpíada é um importante recurso pedagógico, cujo objetivo é despertar o interesse dos jovens pelo estudo da astronomia e ciências afins, além de incentivar o aprendizado de forma lúdica, colaborativa e acessível.
Todos os participantes recebem, ao final da prova, um certificado de participação, assim como os professores e diretores envolvidos no processo. Os estudantes com melhor desempenho em cada nível são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.
Na edição de 2024, os alunos da rede municipal conquistaram um total de 136 medalhas. A Secretaria Municipal de Educação incentiva as escolas a participarem de olimpíadas científicas nacionais nas áreas de ciência, matemática e língua portuguesa, promovendo o engajamento e a valorização do conhecimento.