Evento comemora 8 anos de atuação do “Projeto Paz no Lar” em Maracanaú

Você está visualizando atualmente Evento comemora 8 anos de atuação do “Projeto Paz no Lar” em Maracanaú

Autoridades do Poder Judiciário, Poder Executivo e das forças de Segurança Pública e Urbana, estiveram juntas na comemoração dos 8 anos do “Projeto Paz no Lar”, que aconteceu nesta terça-feira, 27/06, no auditório da Faculdade Uninassau.

O Programa Paz No Lar que é realizado pelo Tribunal de Justiça, em parceria com a Polícia Militar e Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Secretaria Especial da Mulher e dos Direitos Humanos, já alcançou mais de 800 mulheres, que foram vítimas de violência doméstica e familiar, em Maracanaú.

A iniciativa consiste em um atendimento diferenciado, realizado pelo juiz titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, César Morel, juntamente com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal de Maracanaú, que visitam as vítimas para acompanhar de perto a efetividade das medidas protetivas aplicadas judicialmente. A partir das visitas, o magistrado oferece apoio a essas famílias, com informação, capacitação, acompanhamento psicológico, além de resgate da autoestima e autonomia financeira.

“Essa comemoração é um momento de muita gratidão. Tenho certeza de que vamos fazer um trabalho de relevância para todo o país”, afirmou o juiz César Morel.

Para melhorar a prestação às vítimas e dar, maior celeridade aos serviços foi inaugurado o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Maracanaú, como também, implantado um questionário online, utilizado para realizar uma triagem sobre ao perfil da vítima e do agressor. O serviço oferece também apoio às vítimas, encaminhado as solicitações aos devidos órgãos. Pelo aplicativo é possível solicitar Passe Livre, cestas básicas, inclusão em cursos profissionalizantes e até mesmo abrigo temporário. Na ocasião, policiais militares e guardas civis receberam certificado de treinamento de atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica.