Com o objetivo de fortalecer a atuação dos profissionais de apoio que acompanham estudantes com deficiência, a Secretaria de Educação de Maracanaú promoveu, nos dias 12 e 13 de novembro, formações voltadas aos cuidadores da rede municipal. Os encontros, realizados no auditório da Unifametro, reuniram dezenas de participantes e destacaram a importância do cuidado, da empatia e do olhar humanizado no processo de inclusão escolar.
Com o tema “Transtorno do Desenvolvimento Intelectual no contexto escolar: compreensões e práticas para o trabalho do profissional de apoio”, a programação foi marcada por momentos de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre o papel essencial desses profissionais no ambiente escolar.
Durante o evento, os participantes assistiram ao curta-metragem “Arthur e o Infinito”, que retrata a trajetória de uma criança autista e suas descobertas no cotidiano, despertando reflexões sobre os desafios enfrentados por estudantes com transtornos do desenvolvimento e a importância da sensibilidade no processo de inclusão.
Na sequência, a terapeuta ocupacional e diretora de articulação intersetorial da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Sá, conduziu uma palestra dinâmica sobre estratégias práticas para o acolhimento e o apoio aos estudantes com deficiência. “Em parceria com as Secretarias de Educação e de Saúde, estamos promovendo esse momento de formação dos cuidadores, explicando sobre o manejo e sobre técnicas que eles podem utilizar no apoio às pessoas com deficiência. Não é fazer por eles, mas fazer com eles – construir em conjunto para que possam desenvolver autonomia e independência nas atividades diárias e escolares. Quando há parceria entre escola e família, tudo flui da melhor maneira possível”, destacou Camila.
A chefe do Setor de Educação Especial Inclusiva, Ana Paula Holanda, ressaltou que “o cuidador é peça fundamental na inclusão. Ele está no dia a dia com o estudante, ajudando não apenas nas tarefas, mas principalmente na construção da confiança e da autonomia. Essa formação vem para valorizar o trabalho desses profissionais e capacitá-lo ainda mais para lidar com os desafios do cotidiano escolar”, afirmou.
Os profissionais de apoio também falaram sobre a relevância do encontro. Leda Ribeiro, da EMEIEF Prefeito Almir Freitas Dutra, contou que o aprendizado será aplicado diretamente na rotina escolar. “Trabalho com crianças autistas e essa formação está sendo muito proveitosa, porque estamos adquirindo conhecimentos práticos, aulas que realmente vamos usar em sala de aula, ajudando os professores e as crianças. Elas precisam da nossa compreensão e do nosso preparo”, contou.
As formações continuadas são realizadas pela Secretaria de Educação com o objetivo de fortalecer as práticas inclusivas nas escolas de Maracanaú.