Gestão do Trabalho divulga ações de Educação Permanente da Sasc em 2019

Você está visualizando atualmente Gestão do Trabalho divulga ações de Educação Permanente da Sasc em 2019

O ano de 2019 na Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc, foi marcado por diversas ações de Educação Permanente. A Gestão do Trabalho e a Gerência da Coordenadoria de Gestão do Sistema Único de Assistência Social – GESUAS, divulgaram alguns dos números que compilam as experiências de capacitação e de formação neste ano. As ações executadas estão em consonância com o Plano Municipal de Educação Permanente do SUAS, cuja vigência compreende-se entre os anos de 2018 e 2021.

Quanto às ações ofertadas por agentes externos, foram divulgados, via e-mail, 81 cursos, 80 eventos e 37 atividades diversas para os trabalhadores da Assistência Social do Município. Já sobre as ações ofertadas pela própria Sasc, tem-se a realização de três cursos, que contaram ao todo com sete turmas com 182 concludentes. O curso “Educação Popular: diálogo e incursões na Assistência Social” contou com o maior número de concludentes: foram 103 trabalhadores que se distribuíram em três turmas. Em seguida, a capacitação sobre o Cadastro Único contou com 52 concludentes e duas (2) turmas. Logo após, concluíram o curso sobre o Prontuário SUAS 27 trabalhadores, divididos em duas turmas.

A Secretaria realizou ainda o III Seminário da Política de Assistência Social de Maracanaú com o tema “Direitos Humanos: territórios de resistência”. O evento, que ocorreu em 13 de agosto, englobou a III Mostra de Relatos de Experiências e de Pesquisas no Âmbito do SUAS e a I Mostra Cultural do SUAS. Ao todo, 111 pessoas participaram do evento, cujo principal objetivo foi discutir as práticas e os horizontes da Assistência Social no Município. A Educação Permanente é um importante tópico para a profissionalização dos atores das mais diversas políticas públicas e, por consequência, para a qualificação dos serviços prestados à população. Educação Permanente é compreendida como: cursos, palestras, seminários entre outras atividades ofertadas aos servidores para a aquisição de habilidades para o cotidiano de trabalho. (Sabrina Vieira)