O Governo do Ceará, por meio da Cagece e da empresa licitada Ambiental Ceará, anunciou hoje, 3 de janeiro, em solenidade no Palácio Abolição, novos investimentos da ordem de R$ 34 milhões para ampliação em 27,5 km da rede coletora de esgoto em Maracanaú. A obra, com previsão de término em maio de 2025, vai beneficiar cerca de 11,8 mil habitantes dos bairros Pajuçara, Piratininga e Santo Sátiro, compreendendo ainda 2 km de linha de recalque e duas estações elevatórias de esgoto e 4565 economias.
Durante essa solenidade, na sede do Poder Executivo Estadual, o governador Elmano de Freitas inclusive assinou a Ordem de Serviço para essas obras de esgotamento sanitário em Maracanaú e outros 16 municípios. O evento contou com a presença do vice-prefeito de Maracanaú, Gerson Cecchini, da deputada federal Fernanda Pessoa, do deputado estadual Firmo Camurça, do presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, Raphael Pessoa, do secretário de Estado das Cidades, Zezinho Albuquerque, da senadora da República Augusta Brito e dos presidentes da Cagece e Ambiental, Neuri Freitas e André Facó. Além dos prefeitos dos 17 municípios contemplados e demais autoridades.
Saiba mais — Os 17 municípios do Ceará contemplados compõem o bloco 1 da Parceria Público-Privada (PPP) firmada entre a Cagece e a Ambiental Ceará, empresa da Aegea Saneamento, para universalizar os serviços de esgotamento sanitário. No total, os serviços incluem a implantação de cerca de 367 km de rede de esgoto, a construção de três estações de tratamento de esgoto e 38 estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento do esgoto. Cerca de R$ 536 milhões serão investidos nos serviços, que beneficiarão mais de 130 mil pessoas, gerando aproximadamente 5200 empregos diretos e indiretos.