A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolve ações de inclusão social e promoção da qualidade de vida para a população. Uma dessas iniciativas é o Grupo Bem Viver, do Centro Integrado de Reabilitação de Maracanaú (Cirm). O grupo foi criado em 2011, a partir da demanda de pacientes do antigo Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Especial (CADEE), que após a mudança, permaneceram na instituição e desejavam manter o convívio com colegas e os profissionais do equipamento.
Coordenado pela equipe do Serviço Social do Cirm, o Grupo Bem Viver conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar (Sasc) e Setor de Transportes, que fornece lanches e disponibiliza profissionais para realizar atividades com os participantes e transporte para locomoção dos mesmos. Entre as ações desenvolvidas, estão aulas de capoeira com professor especializado, atividades físicas com a educadora física do Cirm, Maruska Nayara Lima Paiva, como futebol, alongamento e dinâmicas que incentivam o cuidado com o corpo e a mente.
Os encontros ocorrem às segundas e sextas-feiras, a partir das 13h, com duração de aproximadamente duas horas. O grupo é aberto à comunidade e conta atualmente com cerca de 70 participantes. A iniciativa fortalece vínculos, promove a inclusão e assegura o bem-estar de pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade, reforçando o compromisso de Maracanaú com uma saúde pública acolhedora e integral.
Saiba mais — O Cirm é um equipamento público que visa habilitar e reabilitar usuários, por meio de serviços humanizados, promovendo melhoria das condições de vida e saúde, desenvolvendo ainda inclusão ao esporte e integração social. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Avenida X, s/n, bairro Jereissati II. O atendimento é realizado, por meio de consultas encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde da Família e agendadas pelo Sistema de Regulação do Município (SISREG). Telefones para contato: 3383-6470 / 6471.