Você está visualizando atualmente Guarda Municipal de Maracanaú marca presença no VIII Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública

Representantes da Guarda Municipal de Maracanaú participaram, no último dia 31 de maio, do VIII Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública, promovido pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. O evento, foi realizado por sugestão da ONG SOS Segurança Dá Vida, com o objetivo de avaliar as necessidades legislativas em relação ao tema e debater as principais proposições em tramitação no Congresso Nacional, que dizem respeito a essas instituições e seus integrantes. O Seminário aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e contou com participação de parlamentares, representantes das Guardas Municipais e de órgãos de segurança pública.

Guarda Municipal de Maracanaú – É um órgão descentralizado e integrante da estrutura da Secretaria de Governo, implantada pela Lei Municipal nº.1004 de 08 de junho de 2005, alterada pela Lei Municipal nº.1268 de 05 de dezembro de 2007. Esta Lei dispõe sobre sua finalidade, competência e estrutura organizacional básica, assim como sobre o regime jurídico de seus dirigentes e demais servidores do seu quadro de pessoal.

É uma corporação uniformizada e tecnicamente especializada, de caráter eminentemente preventivo e defensivo. Destina-se à proteção dos bens, serviços e instalações municipais, colabora, no âmbito local, com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. (Artur Filho)