Você está visualizando atualmente Guarda Municipal de Maracanaú torna-se a primeira do Ceará a assinar convênio para obter o porte de arma de fogo
Foto: Ari Feitosa

O prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, assinou na manhã de hoje, 2 de junho, na sede da Polícia Federal, em Fortaleza, o convênio que autoriza a Guarda Municipal de Maracanaú a se tornar a primeira do Ceará a ter porte de arma de fogo, desde que cumpra todas as cláusulas do convenio. Trata-se de uma conquista histórica para o Município e importante passo para Prefeitura ampliar sua atuação na segurança pública de forma integrada aos demais órgãos. Participaram do evento, o superintendente Regional da Policia Federal no Ceará, Delano Cerqueira Bunn, o diretor geral da GM de Maracanaú, Timóteo Pereira dos Santos, e o subcomandante da GM de Maracanaú, Reginaldo Nascimento. O convênio prevê a apresentação pela Prefeitura de um Plano de Ação/Metas, onde conste a comprovação da autorização e as dotações de armamento e munições estabelecidas pelo Exército Brasileiro para a Guarda Municipal de Maracanaú.

Saiba mais – A Guarda Municipal de Maracanaú, na passagem de uma década de atuação, tem desenvolvido várias ações de patrulhamento preventivo, como o ciclopatrulhamento, Ronda Escolar Preventiva (ação integrada com a Polícia Militar), Rondas Motorizadas de Apoio em espaços públicos, por meio de motocicletas e viaturas, Grupamento Patrimonial (engloba todos os serviços que mantêm Guarda Municipal em postos fixos). A Guarda garante ainda o apoio à Defesa Civil, Ronda da Família (ação integrada com o Poder Judiciário, Vara da Família e Polícia Militar no tocante da violência doméstica), Operação Integrada com os órgãos de Segurança Pública e afins (através de blitze itinerantes com Demutran, Polícia Militar, Semam, Infraestrutura, dentre outros órgãos). Há ainda o apoio ao SOS Maracanaú, Departamento Administrativo. (Artur Filho)