Você está visualizando atualmente Hospital Municipal fica entre os melhores trabalhos científicos apresentado no V Workshop de Farmácia Hospitalar do HGF

A gerência de risco do Hospital Municipal João Elísio de Holanda participou da III Exposição de Trabalhos Científicos em Farmácia Hospitalar do Hospital Geral de Fortaleza – HGF. A exposição faz parte do V Workshop em Farmácia Hospitalar do HGF. O evento, que teve como tema “A evolução da profissão farmacêutica: da pesquisa à farmácia clínica”, aconteceu nos dias 20 e 21 de fevereiro, no auditório principal do hospital, recebendo profissionais e estudantes que atuam no âmbito farmacêutico hospitalar.

O setor de gerenciamento de risco do Hospital Municipal apresentou um trabalho científico com tema “Monitoramento dos incidentes em Farmacovigilância notificados pelo setor no ano de 2018, no Hospital Municipal João Elísio de Holanda”. O monitoramento de incidentes em farmacovigilância é uma das áreas da gerência de risco do hospital relativa à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos.

Na ocasião, Maracanaú foi parabenizado pela equipe de farmacêuticos, residentes e diretores, pelo monitoramento de incidentes na área de farmacovigilância e ações de melhoria para a notificação espontânea de reações adversas, como campanhas de sensibilização aos profissionais de saúde e materiais educativos. O trabalho apresentado pelo setor ficou entre os 6 melhores trabalhos apresentados na exposição 2019.

Saiba mais – Os serviços de Farmacovigilância, dentre outras atividades do setor, recebem notificações de efeitos adversos a medicamentos, feitas pelos diferentes usuários destes produtos, e têm o papel de analisar essas notificações em parceria com o CEFACE (Centro de Farmacovigilância do Ceará – UFC) e permite desenvolver ações com o intuito de prevenir, eliminar ou, pelo menos, minimizar riscos de danos à saúde dos pacientes e profissionais, contribuindo para o monitoramento das tecnologias de saúde pela agência Nacional de Vigilância Sanitária. (Bruna Morais)