Hospital Municipal João Elísio de Holanda fica em 2º lugar em exposição do Hospital Geral de Fortaleza

Você está visualizando atualmente Hospital Municipal João Elísio de Holanda fica em 2º lugar em exposição do Hospital Geral de Fortaleza

A gerência de risco do Hospital Municipal João Elísio de Holanda participou da II Exposição de Trabalhos Científicos em Farmácia Hospitalar do Hospital Geral de Fortaleza – HGF, exposição que faz parte do IV Workshop em Farmácia Hospitalar do HGF. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de janeiro recebendo profissionais e estudantes que atuam no âmbito farmacêutico hospitalar.

O IV Workshop em Farmácia Hospitalar aconteceu no auditório principal do HGF, localizado na Rua Ávila Goulart, 900 – Papicu. No auditório o setor de gerenciamento de risco do Hospital Municipal apresentou um trabalho cientifico com tema “Análise dos incidentes em Farmacovigilância notificados pelo setor no ano de 2017, no Hospital Municipal João Elísio de Holanda” o monitoramento de incidentes em farmacovigilância é uma das áreas da gerência de risco do hospital relativa á detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos.

Os serviços de Farmacovigilância, dentre outras atividades do setor, recebem notificações de efeitos adversos a medicamentos, feitas pelos diferentes usuários destes produtos, e têm o papel de analisar essas notificações em parceria com o CEFACE (Centro de Farmacovigilância do Ceará – UFC) e permite densenvolver ações com o intuito de prevenir, eliminar ou, pelo menos, minimizar riscos de danos á saúde dos pacientes e profissionais contribuindo para o monitoramento das tecnologias de saúde pela agência Nacional de Vigilância Sanitária.

No dia 19 de janeiro, às 15h30min no auditório do HGF, o Hospital Municipal de Maracanaú foi parabenizado pela equipe de farmacêuticos, residentes e diretores pelo monitoramento de incidentes na área de farmacovigilância e ações de melhoria para a notificação espontânea de reações adversas, como campanhas de sensibilização aos profissionais de saúde, material educativo (cartazes, quadros, folders e alerta em farmacovigilância) recebendo o titulo de 2º lugar melhor trabalho cientifico apresentado no evento, a gerência de risco do hospital também recebeu menção honrosa da organização do evento. (Bruna Morais)