Você está visualizando atualmente Hospital Municipal João Elísio de Holanda intensificará realização de mamografia

O Hospital Municipal João Elísio de Holanda (HMJEH) está realizando exames de mamografia. O novo mamógrafo Digimamo TM ocupa a Sala Rosa. Em menção ao Outubro Rosa, a instituição intensificou a realização de exames. Estão sendo realizados 50 exames diários, 25 no período da manhã e 25 no período da tarde.

Apesar da intensificação neste mês, os exames serão realizados na mesma capacidade nos demais períodos “quanto antes se dá o diagnóstico, melhores são as chances de tratamento e recuperação da doença. As usuárias que possuírem requisição do exame podem direcionar-se para o atendimento no setor de imagem do hospital, por ordem de chegada. O atendimento é feito conforme capacidade diária, podendo ser agendada para o dia seguinte, caso acabem as vagas do dia. As pacientes que não possuírem requisição poderão ser avaliadas pela enfermeira do dia durante a campanha”, esclarece Gislene Ferreira, gerente da Central de Marcação do HMJEH.

O novo equipamento adquirido pelo HMJEH realiza a mamografia com menor dose de radiação, melhor qualidade de imagens e com maior precisão para o diagnóstico do câncer de mama. É uma evolução do exame convencional, além de obter uma menor necessidade de compressão, trazendo mais conforto ao paciente.

O câncer de mama é o segundo tipo que mais atinge as mulheres, representando cerca de 20,9% de todos os cânceres que atingem o sexo feminino, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Mais de 66 mil novos casos foram identificados somente em 2021.