IDEP Social e Sasc realizam projeto alusivo ao Estatuto da Criança e do Adolescente

Você está visualizando atualmente IDEP Social e Sasc realizam projeto alusivo ao Estatuto da Criança e do Adolescente

O Instituto Social para o Desenvolvimento de Potencialidades – IDEP Social, junto à Rede Protetiva vinculada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Sasc de Maracanaú, realizam o projeto 28 Anos do ECA: Protagonismo e Reafirmação de Direitos. Este é desenvolvido a partir do programa Amigo de Valor, uma mobilização de recursos incentivados gerenciada pelo Banco Santander.

O município de Maracanaú apresenta um cenário de violação de direitos de crianças e adolescentes, como violência doméstica (física e psicológica) e violência sexual (abuso e exploração). Ciente dessas ocorrências, o projeto 28 Anos do ECA possui caráter preventivo e proativo. Ele é pautado na defesa e afirmação de direitos e focado no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, por meio de atividades esportivas, artísticas e musicais.

Como executor financeiro pedagógico das ações, o IDEP Social tem acompanhado as metodologias aplicadas pelas educadoras e educadores, bem como o retorno das crianças e adolescentes participantes. Tal acompanhamento é necessário para garantir a eficiência e a eficácia dos objetivos pensados previamente, como a conscientização do público envolvido acerca de seus direitos. Um dos equipamentos atendidos pelo projeto é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas Maracanaú.

Iniciado em abril deste ano, o 28 Anos do ECA já impactou 60 realidades. Vidas com passados diversos, desde casos de trabalho infantil à negligência familiar. Segundo Fábio Mendes, diretor-presidente do IDEP Social, “o projeto, num contexto de retrocessos, vem ratificar a importância do marco legal para prevenir a violação de direitos, sobretudo de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social”. “Em 30 anos de vigência, nunca foi tão necessária a difusão do conteúdo legal previsto no ECA”, conclui.