Com o objetivo de valorizar o profissional psicopedagogo e promover a troca de experiências sobre a Psicopedagogia, Maracanaú sediou, nesta terça-feira, 12 de novembro, o II Encontro de Psicopedagogos do município. A iniciativa teve como tema: “A Importância da Regulamentação Profissional no Âmbito Educacional e da Saúde”.
Além de discutir práticas curriculares e formação docente na Psicopedagogia, o evento também marcou o Dia Municipal do Psicopedagogo, instituído pela Lei Municipal nº 3.265 e celebrado em 18 de novembro.
O evento contou com palestras de Mônica Assunção, diretora de Mobilização Estadual (DME) do SINDPSICOPP-BR, que abordou a Regulamentação do PL 116/24, referente à regulamentação do exercício profissional da Psicopedagogia; e de Tatiana Vieira, diretora de Mobilização Municipal (DMM) do SINDPSICOPP-BR, que, como psicopedagoga e mãe atípica, compartilhou sua experiência com o desenvolvimento da filha.
Outros palestrantes incluíram Francisca Claudecila, diretora de Mobilização Distrital (DMD) do SINDPSICOPP-BR, que falou sobre a “Importância da Psicopedagogia e sua atuação na educação, saúde e assistência social”; e Adriana Garcia, que trouxe a temática “O Trabalho Psicopedagógico Clínico na Intervenção Precoce”.
O encontro reuniu profissionais psicopedagogos que atuam em Maracanaú, nos setores de saúde e educação, além de convidados de outras áreas.
O II Encontro de Psicopedagogos de Maracanaú foi uma realização do Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil (SINDPSICOPP-BR) e contou com o apoio da Prefeitura.
Sobre a Psicopedagogia – A Psicopedagogia é uma área interdisciplinar que abrange os campos da saúde e educação, com foco na aprendizagem. O psicopedagogo realiza avaliações, intervenções, protocolos e atendimentos a pessoas com queixas e dificuldades no processo de leitura, escrita, matemática e outras habilidades.